Como combater os pulgões nas rosas do deserto
A situação é clássica e corriqueira, você chega perto das suas Rosas do Deserto na expectativa de ver as evoluções naturais da sua planta, e quando percebe aqueles bichinhos sobre flores e folhas, e em especial na face inferior das folhas.
UM POUCO SOBRE PULGÕES
São insetos pequenos que em geral se fixam nos galhos, caule e nas folhas, onde sugam a seiva da planta. Geralmente vivem em colônias nas folhas novas, brotos e após sugarem seiva, excretam substância esbranquiçada e açucarada que além de atrair formigas pode facilitar o aparecimento da fumagina, uma doença fúngica. E nesse caso se não for rápido o controle corre risco de perder a planta.
TRANSMISSÕES DE OUTRAS DOENÇAS
É possível que a permanência dos pulgões nas plantas possa gerar a transmissão de vírus. Isso se dá após os pulgões sugarem a seiva de uma planta infectada e depois chegar até outra planta saudável e fazer o contágio.
CONTROLE / O QUE USAR
Solução ecológica:
Grupo Químico: Terpenóides
Nome Comum: Azadiractina(óleo de neem)
Ação Tóxica: Não há histórico conhecido.
Encontrado no mercado com várias marcas e fabricantes.
Concentrado: Onde o cultivador caseiro deverá diluir a quantidade recomendada pelo fabricante
Pronta para o uso: Para quem quer praticidade existe a embalagem com a solução (mistura) pronta para o uso, e, em embalagem com pulverizador. E também funciona como preventivo.
Solução química:
Grupo Químico: Piretróides
Nome Comum: Deltametrina
Nome popular: FORTH MATA PULGÃO.
COMO USAR: O controle geralmente é fácil, porém exige disciplina. Independente da escolha pelo orgânico ou químico você deve aplicar a solução preparada pulverizando toda a planta.
Importante: Repetir o processo três vezes, com intervalo de três dias após cada aplicação. Assim você eliminará novos insetos que nascerão com a eclosão dos ovos existentes na planta e ou substrato.
Importante lembrar que o uso de qualquer inseticida sem os devidos cuidados EPIS (Máscara e luvas – seguir sempre as orientações do fabricante) pode trazer risco para os moradores da residência, e até mesmo dos seus animais de estimação.Portanto não saia plicando inseticida de qualquer jeito e sem proteção.